A importância de ter acesso a um botijão de gás em casa é considerada algo comum para muitos brasileiros. Porém, para as famílias de baixa renda, é um desafio mensal. Por isso, o governo federal criou, em 2021, o Auxílio Gás, mais um serviço destinado a famílias que vivem em vulnerabilidade social.
O programa repassa, a cada dois meses, R$ 102 às famílias para, principalmente, garantir que não falte gás aos mais pobres para que eles possam preparar as refeições diárias. O dinheiro enviado é uma quantia referente a 100% do valor nacional do botijão de 13 quilos, calculado pelo governo federal.
O governo federal paga o benefício nas mesmas datas que as do antigo Auxílio Brasil (atual Bolsa Família), mas com uma diferença importante: são debitados a cada dois meses, e não todos os meses, como o Bolsa Família.
O prazo de validade é de 120 dias a partir do primeiro pagamento. Por isso é importante sempre estar com o cadastro atualizado.
Quem tem direito e como receber o Auxílio Gás?
Apesar de ser importante, . Se você não tiver o registro, uma poupança digital é criada automaticamente na Caixa Econômica Federal e, por lá, é possível receber o dinheiro.
Pelo aplicativo do Auxílio Gás, é possível consultar informações e acessar recursos úteis, inclusive como utilizar seu benefício, qual a documentação necessária, quais serviços estão disponíveis e como começar.
Você precisa ter cadastro no Auxílio Gás para ter acesso ao app. Basta fazer um cadastro na página de login para consultar as informações do seu benefício e ter acesso a outros recursos úteis. Fácil, né?
Economize o seu botijão de gás
Aproveite o calor do forno: cozinhar múltiplos itens é uma dica muito boa para economizar o gás de cozinha. Aproveite o valor do forno e prepare pratos ao mesmo tempo;
Panelas certas: utilize panelas com fundo plano e que se encaixem às bocas do fogão para distribuir corretamente o calor;
Panelas tampadas: cozinhar com as panelas tampadas ajuda a reter o valor porque acelera o cozimento do alimento e consome menos gás. Aliás, é uma dica indispensável para quem passa muito tempo no fogão;
Planeje as refeições: descongele alimentos naturalmente, evitando o uso do fogão para isso. É recomendável deixar o alimento fora da geladeira por algumas horas, de preferência em uma panela com água fresca;Manutenção em dia: é extremamente recomendável que o fogão esteja sempre limpo e com manutenção em dia. Verifique, principalmente, as mangueira e conexões para evitar vazamentos e gasto desnecessário do seu botijão de gás.