Quando falamos de ensinar a ler, a tecnologia também mostra que evoluiu a ponto de possibilitar isso, também, por meio do celular.
Sabemos que ler e escrever são atividades essenciais para qualquer nível educacional e social. É algo que aprendemos ainda quando crianças, no início da escola. Contudo, o índice de analfabetismo é grande no Brasil.
Se você precisa de aplicativos para sistemas Android e iPhone (iOS) para aprender a ler ou escrever, seja com crianças ou adultos, separamos os 4 melhores para te ajudar neste trabalho.
Os apps oferecem uma maneira intuitiva de aprender se divertindo. Confira!
Os melhores apps para ensinar a ler
Ler e contar
O ‘Ler e Contar’ é um aplicativo para ensinar a ler que pode ser usado tanto por crianças maiores, que estão em fase de alfabetização e aprendendo operações matemáticas, quanto pelos pequenos.
Além do alfabeto e dos números, a plataforma traz formas, animais, cores, instrumentos musicais e Libras, a língua brasileira de sinais.
Inclusive, esse app já foi baixado por mais de 5 milhões de usuários e recebeu nota 4,4 de avaliação no Google Play. Nele, você pode escolher outros idiomas, como inglês e espanhol, e aprender se divertindo. Então, vale a pena o teste.
Aprenda a Ler e Escrever
Conhecido como LetterSchool, em inglês, o ‘Aprender a Ler e Escrever’ é muito popular na comunidade porque é focado no ensino da escrita.
Com ele, ao tocar sobre uma letra, a criança ouve uma palavra iniciada por ela. Em seguida, o app pede que ela desenhe aquilo na tela do celular, por meio do touch.
É uma plataforma disponível totalmente em português e que, principalmente, utiliza gamificação, dando ao estudante estrelas de acordo com o seu desempenho.
É outra opção bem intuitiva e, mais do que isso, divertida de aprender brincando.
Silabando
Aqui, já temos um app que oferece um avanço para quem está aprendendo a ler e escrever, porque o Silabando ensina a formar, separar e contar sílabas. A divisão acontece em dois grupos no app, de maneira simples e complexa, dependendo do nível de alfabetização do usuário.
Os grupos trazem seis tipos de exercício: apresentação e formação de sílabas; identificação da parte que falta para formar a palavra; acertar a sílaba que é pedida pelo app; ler palavras com a separação silábica feita e, por fim, contar o número de sílabas de uma palavra.
Quando falamos de educação, o app é bem famoso. Isso porque, já foi baixo mais de um milhão de vezes para dispositivos Android.
Graphogame
Por fim, o Graphogame é outra ferramenta onde podemos aprender usando a mecânica dos jogos.
O Ministério da Educação lançou esse app há alguns anos. Nele, cada fase traz uma ou mais letras que a criança precisa tocar toda vez que ouvir. Cada acerto é contabilizado e, no final da fase, a estrela mostra o índice de aproveitamento daquela etapa.
O Graphogame permite personalizar o avatar mudando a cor da pele, cabelo e roupas, além de inserir o nome da criança e selecionar menina ou menino.
Vale a pena, principalmente quando falamos de crianças.
Baixe os apps e comece a usar
Leia também: Conheça aplicativos de namoro para encontrar pessoas para se relacionar
Curtiu este conteúdo? Então, continua ligado no Veja Isso para não perder nada e ficar muito bem informado!